domingo, 8 de agosto de 2010

Cercada por imagens de santos, dona Conceição vive dias de incerteza

Emily Luizetto e Juliana Moraes

Dona Conceição protesta contra a situação no
Morro do Céu
(Foto: Emily Luizetto)
A casa é modesta, mas ampla: três quartos e um salão, repleto de imagens de santos. Foi construída aos poucos, num terreno de 300 metros quadrados, comprado em 1972, bem antes da instalação do aterro do Morro do Céu. Ali vive a aposentada Maria da Conceição, 68 anos, com o filho e seis netos. Ali é também a sede do Centro Espírita Aldeia das Sete Folhas, onde dona Conceição realiza cerimônias religiosas e coordena atividades sociais comunitárias, como festas para arrecadação de alimentos e outros donativos.

Desde o temporal, a casa está sob risco, rodeada por pelo menos cinco árvores que ameaçam desabar. Porém, quando dona Conceição procurou informações para tentar resolver o problema, descobriu que, se aceitasse o aluguel social, o imóvel seria demolido. “Eles me disseram que, se eu aceitar o cheque-moradia, eles vêm aqui, tiram minhas coisas e derrubam a minha casa. A Prefeitura nem olha se a minha casa está boa ou não”.

Por isso, resolveu não pedir o benefício. “Não quero que eles me tirem daqui, acho que eles deveriam reformar a encosta e a minha casa. Onde eu vou conseguir outra casa própria? Se eu aceitar a Defesa Civil vem aqui e destrói a minha casa. O aluguel social é só por um ano. E depois? O que eu vou fazer?”.

Na montagem, dona Conceição mostra o documento
que recebeu da Defesa Civil e o comprovante de compra do terreno, onde construiu sua casa
Ao mesmo tempo, a aposentada vive aos sobressaltos. “Tenho medo de ficar aqui. Bem perto da minha casa tem uma palmeira muito grande que está prestes a cair. A Defesa Civil ainda não me deu nenhuma resposta. Eu já chamei os Bombeiros várias vezes para cortar as árvores, mas eles dizem que só podem vir depois que as árvores caem”.

A Defesa Civil de Niterói argumentou que, devido a grande número de chamados, a demora no atendimento é comum, mas todas as localidades serão atendidas. Porém, no caso específico do Morro do Céu, ainda não há previsão de atendimento. O Corpo de Bombeiros de Niterói não se pronunciou sobre o caso.


Galeria:

No Morro do Céu, o poste desabado bloqueia a passagem. Muitas casas estão sob risco. Na sequência, dona Conceição caminha pelo acesso à sua casa, aponta aspectos da destruição e mostra a sua cozinha.

Fotos: Marcela Sorosini e Emily Luizetto




Voltar para a matéria principal

0 comentários:

Postar um comentário