sábado, 5 de dezembro de 2015

O salvador necessário: a imagem da polícia no jornal Meia Hora

Por Camilla Shaw e Patrick Rosa

A apresentação dos casos policiais pelo jornal Meia Hora aponta para uma narrativa dualista, que relata uma espécie de luta entre o “bem e o mal”, mostrando duas forças antagônicas que se enfrentam diariamente na cidade: a polícia e a “bandidagem”. No meio dessa trama, encontra-se o “cidadão de bem”, trabalhador que sofre com a violência e se vê impotente diante da criminalidade, tendo na figura policial um salvador, a única entidade capaz de erradicar o crime; mesmo que, para isso, seja preciso se utilizar de métodos escusos, desrespeitando direitos fundamentais dos moradores das regiões periféricas e das classes mais baixas.
Em nome dessa luta pela erradicação do mal, esquecem-se as possibilidades de outras denúncias, como outras formas de violência, e justificam-se as ações incursivas - e de extermínio - da força policial e a intervenção militar nas favelas; pois este é um “remédio amargo”, mas necessário para a construção de um futuro de paz. Comemoram-se as apreensões de suspeitos, pois elas representam a prevenção de crimes que provavelmente seriam cometidos por esses indivíduos, criminosos em potencial. Em matéria do dia 29 de outubro, o jornal celebra a captura de um acusado de comandar o crime em Santa Cruz. Com a manchete “Traficante ‘Ben 10’ vira bonequinho de cadeia”, a matéria lembra que o suspeito é apenas investigado pela polícia federal e não afirma se há provas ou fatores que justifiquem a prisão, mas comemora a captura afirmando em seu título a culpa do investigado ao chamá-lo de traficante (ver aqui).
O jornal condena previamente e atua de forma a legitimar a ação policial na prevenção do mal, em um estado de exceção, no qual as violações de direitos fundamentais são pontos fora da curva, contingências inevitáveis para a consecução de um plano maior de erradicação da criminalidade. Assim, legitima-se a violência institucional que priva de direitos básicos indivíduos dos grupos sociais marginalizados pelo processo histórico. Identificam-se virtuais criminosos e virtuais vítimas, excluindo-se desta última categoria, os moradores das favelas, pela sua proximidade ao foco do mal. Como é citado em Risco e sofrimento evitável (2005):

Em nome das vítimas virtuais de crime, por exemplo, sumiram críticas à violência policial contra aqueles que nos põem em risco. À urgência de evitar o risco involuntário e à relação de cliente estabelecida com o Estado, soma-se uma descontextualização da ação do criminoso – pode-se, e talvez se deva, desrespeitar seus direitos – e uma relativa despreocupação com os abusos policiais e os ‘danos colaterais’ que afetam quem está, geográfica e imaginariamente, próximo dos criminosos: a população das favelas. (VAZ, Paulo, SÁ-CARVALHO, Carolina e POMBO, Mariana. Risco e sofrimento evitável – a imagem da polícia no noticiário de crime. Revista da Associação Nacional dos Programas de Pós-Graduação em Comunicação. Dezembro de 2005. P. 12)

A construção de imagens e a narrativa da polícia salvadora

A publicação trabalha com a construção de imagens e conceitos sobre determinadas regiões da cidade, que revelam uma associação negativa desses espaços com o crime e a violência urbana. É o que se depreende da cobertura do jornal sobre o morro do Chapadão e as incursões policiais na região. Elevado à categoria de “nova fortaleza do tráfico” pela revista Época e chamado de “novo complexo do Alemão” pelo jornal O Dia, veículo do mesmo grupo do Meia Hora. As matérias sobre o local enfocam um espaço abandonado pelo estado, entregue à criminalidade e que necessita urgentemente de uma intervenção, que só pode ser promovida pela polícia (ver aqui). A associação negativa desses espaços geográficos à memória discursiva do crime é lembrada pelo pesquisador e antropólogo Marcos Alvito ao retratar sua experiência de campo em Acari:

Jamais ouvi alguém dizer que morava no “Complexo de Acari”. Até porque o termo “Complexo”, hoje amplamente utilizado para designar conjuntos de favelas (“Complexo da Mangueira”, “Complexo da Maré”, “Complexo do Jacarezinho”, etc), é originário do vocabulário penal: “Complexo Penitenciário Frei Caneca”, por exemplo, que engloba diferentes “instituições penais”, como a Penitenciária Milton Dias Moreira, a Lemos Brito e o Hospital Penitenciário (…) (ALVITO, Marcos. As Cores de Acari – Uma favela carioca. Rio de Janeiro: FGV, 2001. p. 54)

Ao comparar o conjunto de favelas do Chapadão ao complexo do Alemão há um outro discurso implícito, materializado na qualificação do local como “terra de ninguém”: O Chapadão é o novo Alemão, ou melhor, o antigo Alemão; antes daquela região ser ocupada pela Unidade de Polícia Pacificadora (UPP). Essa visão da polícia como única possibilidade de salvação é reforçada na chamada da capa do jornal do dia 29 de março deste ano, que comemora o anúncio da instalação de UPP´s no Chapadão e na Pedreira com o seguinte texto: "Oba! Vagabundo, se liga! Vai ter UPP na Pedreira e no Chapadão"

A cobertura dos arrastões e apreensões de menores pelo Meia Hora

Sábado, dia 19 de setembro de 2015, o calor de verão, em pleno outono carioca, lota as praias. Nas areias de Copacabana, arrastões e outros crimes causam uma confusão generalizada. Não foi a primeira vez. O mesmo já havia acontecido no fim de agosto. Revoltados, grupos de jovens da zona sul atacam suspeitos em coletivos na volta da praia.
As versões online dos principais veículos abordaram o assunto na noite daquele dia 19. O G1, portal de notícias do grupo Globo, destacou a confusão e lembrou a proibição imposta pela Vara da Infância e Juventude, que proibia a apreensão compulsória de menores a caminho da orla sem o flagrante de delito e sem ordem judicial. Outra matéria, do dia 21 do mesmo, mês retratou a ação dos grupos de “justiceiros”, divulgando um vídeo em que jovens retiram suspeitos de ônibus e os agridem. O mesmo foi noticiado pelo jornal Extra, periódico do mesmo grupo que, no dia seguinte, estampou nas páginas da sua versão impressa, e divulgou, ainda de noite no online, reportagens lembrando a ação “revanchista” dos grupos, mostrando ainda a comunicação de seus integrantes pelas redes sociais e o apoio de alguns moradores de Copacabana, relatando um comentário de incentivo às ações: “Polícia não faz nada, os justiceiros fazem! Meus aplausos.”.
No entanto, o Meia Hora opta pela narrativa do medo, trazendo em sua versão impressa do mesmo dia, uma matéria com a manchete: “Arrastões deixam zona sul em pânico”, alertando para a violência nas praias. A reportagem da página três enfoca as ações policiais, como a apreensão de uma arma em Botafogo, e silencia o ataque do grupo de “justiceiros” contra suspeitos, dando outra interpretação às filmagens: “Em vídeo, grupo é flagrado pulando de busão”, o jornal não relata a atuação dos jovens da zona sul e narra o episódio de modo a criminalizar os passageiros que tentavam fugir da ação dos “justiceiros” (veja aqui o vídeo).
A interpretação destaca a imagem que o jornal faz do conceito de “vítimas virtuais”: o cidadão da zona sul, que na falta ou ineficiência da polícia, age por conta própria para punir eventuais suspeitos e intimidar a ocorrência de novos crimes em sua “área”. O mal a ser destacado não é a ação dos “justiceiros”, mas a fuga dos passageiros dos ônibus, que, para tal, destroem o patrimônio privado quebrando as janelas do veículo. A figura do morador da zona norte, em sua maioria negro ou pardo, mostra-se incompatível com a da vítima virtual a ser protegida. Deste modo, a restrição da liberdade de locomoção de indivíduos potencialmente criminosos e a ação de grupos paramilitares, vedados expressamente pela constituição de 1988, para punição e prevenção do crime; são toleráveis para o jornal.


Referências bibliográficas

ALVITO, Marcos. As Cores de Acari – Uma favela carioca. Rio de Janeiro: FGV, 2001. 308p.
LIMA, Roberto Kant de. “Administração dos conflitos no Brasil”. In Cidadania e violência. VELHO, Gilberto e ALVITO, Marcos.
VAZ, Paulo, SÁ-CARVALHO, Carolina e POMBO, Mariana. Risco e sofrimento evitável – a imagem da polícia no noticiário de crime. Revista da Associação Nacional dos Programas de Pós-Graduação em Comunicação. Dezembro de 2005. Disponível em < http://compos.org.br/seer/index.php/e-compos/article/viewFile/46/46>. Acesso em 29 de out. de 2015.

0 comentários:

Postar um comentário