segunda-feira, 9 de agosto de 2010

Apresentação

A catástrofe que se abateu sobre o Rio de Janeiro, Niterói, São Gonçalo e municípios vizinhos no início de abril expôs, com a força das tragédias, a urgência no enfrentamento dos problemas sociais que se agravam ao longo dos anos. Porém, passado o primeiro impacto com o número de mortos e desabrigados, as imagens dos deslizamentos nos morros e dos bairros alagados, a vida vai aos poucos retomando o seu ritmo. A tendência é esquecer.

Este blog tem o objetivo de manter na ordem do dia o que é inadiável: a necessidade de solução para quem perdeu o pouco que tinha, a definição de responsabilidades sobre o que ocorreu, a discussão sobre uma adequada política urbana e os interesses que a inviabilizam e, silenciosamente, alimentam a ordem injusta que produz novas tragédias.

“Depois da chuva” tem esse sentido primordial de cuidar do que resta – e do que resta fazer – após um grande abalo. Produzido por professores e estudantes do curso de Comunicação Social da UFF, reúne reportagens, artigos, crônicas, entrevistas, imagens e projetos de campanhas sobre as consequências do temporal que começou na noite de 5 de abril de 2010 e que marcou tão gravemente a vida de todos nós.

 É nosso ponto de partida para um projeto jornalístico permanente, dedicado à da “questão urbana”, que amplie o espaço para a discussão e apóie iniciativas voltadas à crítica do modelo vigente e à prevenção de futuras catástrofes.


0 comentários:

Postar um comentário