quarta-feira, 19 de janeiro de 2011

Durante e depois da chuva, a tensão num condomínio em Teresópolis

Por Tania Clemente de Souza

Na madrugada da última quarta-feira, a região serrana do Rio foi atingida por uma chuva de proporções incalculáveis. Vivenciei de perto as consequências deste fenômeno, sem entender bem o que se passava. Alguns fatos merecem ser relatados para que se tirem deles algumas reflexões.

De ângulos diferentes, o lago do condomínio, como era
(foto José Limeira) e como ficou (foto José Carlos Suela) 
O local: Retiro da Serra Fazenda Clube 

Nos meados dos anos 60, um grupo de pessoas requisitou junto ao Incra a posse de uma área de terras localizada na antiga Fazenda Alpina, distrito de Santa Rita, Teresópolis. A área escolhida era paradisíaca: um grande lago artificial, alimentado pela água corrente de um rio, cuja nascente se localiza na própria região, é cercado por montanhas que, por circundarem o lago, parecia que o abraçavam. Na parte baixa desta área foi construída a sede de um clube e lançados os seus estatutos. Quem comprasse um título, ou mais, do clube teria direito a um quinhão de 144m2 de terra por título e poderia, também, construir uma casa em qualquer trecho do terreno.

terça-feira, 18 de janeiro de 2011

Trabalhadores apelam por moradores de Santa Rita

Por Sylvia Moretzsohn
Fotos de José Carlos Suela

“Por favor, põe aí um apelo pro pessoal de Santa Rita. Eles estão isolados, sem água, sem comida. Precisam de ajuda urgente”.

Teresópolis recebe reforços para agilizar operações de resgate

Por André Coelho

O Exército e policiais civis de delegacias da capital reforçaram as operações de resgate e o controle do trânsito nos acessos às áreas de risco como Fischer, Poço dos Peixes e Três Córregos, em Teresópolis. A Força Nacional de Segurança e a Polícia Militar passaram a patrulhar pontos estratégicos da zona urbana do município. Desde o início da crise causada pelas chuvas, o número de pessoas nas ruas do centro cai diariamente.

 Cinco dias após a tragédia que devastou Teresópolis, a população obedece aos apelos da Defesa Civil e da prefeitura para permanecerem em casa. O trânsito, que estava completamente congestionado na quarta e quinta-feira, está fluindo regularmente, mesmo com as interdições espalhadas pela cidade. O número de carros nas ruas diminuiu, assim como o de pedestres. A maior parte do movimento é de voluntários para os centros de recolhimento de donativos e de apoio aos desabrigados, além de moradores que precisam comprar mantimentos.

domingo, 16 de janeiro de 2011

Número de mortos em Teresópolis é imprevisível

Por André Coelho

Caminhões frigoríficos aguardam corpos do IML
Os legistas trabalham praticamente sem descanso. No fim da tarde de sexta, já haviam realizado a necrópsia de todas as vítimas, mas o  quadro se altera rapidamente com a chegada de mais corpos. A movimentação de parentes continua intensa, mas diminuiu em relação aos primeiros dois dias. Os corpos vêm sendo liberados rapidamente para os enterros. Os processos de identificação de cadáveres não reclamados é o que atrasa muitas liberações.

Postos de doações


UFF recolhe contribuições e organiza doação de sangue para vítimas das chuvas

A Universidade Federal Fluminense está de plantão neste fim de semana, das 9h às 17h, para recolhimento de donativos - principalmente água, mas também alimentos não perecíveis e produtos de limpeza e higiene pessoal - para as vítimas das chuvas na região serrana do Rio. As contribuições devem ser entregues no saguão da reitoria, na rua Miguel de Frias, nº 9, em Icaraí. A campanha de arrecadação continua normalmente na segunda-feira, das 9h às 18h.

Quem quiser doar sangue pode se dirigir ao hemocentro do Hospital Universitário Antonio Pedro, na rua Marquês do Paraná, nº 303, Centro de Niterói, de segunda a sexta-feira, das 8h às 12h. É necessário levar documento de identidade com foto, estar bem de saúde, ter entre 18 e 65 anos e pesar mais de 50 quilos, não estar em jejum - mas evitar alimentos gordurosos -, não ter ingerido bebida alcoólica nas últimas 12 horas e, no caso das mulheres, não estar grávida ou amamentando. Mais informações pelo telefone 2629-9063.